CRIANÇAS, O QUE SABEMOS
SOBRE ELAS?
O interesse
de conhecer a criança é bastante evidente em nossos dias, podemos perceber isso
por causa das várias pesquisas feitas a fim de conhecer cada vez mais a
criança, mas nem sempre foi assim, segundo Kramer (2007) essa vontade de
conhecer e estudar melhor os indivíduos que se encontram nessa faixa etária
surgiu somente a partir do século XX, mais precisamente com os estudos do
historiador francês Philippe Ariès que estudou a historia social da criança e
da família, outra grande contribuição foi dada por o sociólogo francês Bernard
Charlot, graças a esses pesquisadores entre outros podemos saber que a ideia de
infância veio surgir apenas na sociedade capitalista e que o conceito que se
tinha da criança além de diferir de acordo com o tempo também diferia de acordo
com a cultura.
Cada sociedade ao longo da historia humana tem
encarado a criança de forma específica o que acontece também quando analisamos
culturas diferentes. As concepções a respeito das crianças mudaram ao longo do
tempo, até o século XVII as crianças não tinham muita atenção, a mortalidade
infantil alcançava níveis extremo devido às más condições sanitária, esse era
um dos motivos pelo qual os adultos não se apegavam muito as crianças, na idade
media a criança era um adulto em miniatura, ela era inserida no mundo dos
adultos sem nenhuma preocupação, daí em diante aproximadamente no período
industrial a criança passa a ser encarada pela sociedade burguesa como um ser
engraçado e ingênuo que servi para entreter os adultos, esse pensamento burguês
influencia as outras camadas sociais e na sociedade capitalista a criança deixa
de exercer o papel de adulto e passa a ser alguém que precisa ser cuidada.
Com relação
as crianças encontramos muitos contrastes, enquanto a sociedade brasileira ver
o poder aquisitivo crescer nos deparamos com o abandono e exploração infantil
em diversos aspectos – como trabalho infantil, maus tratos às crianças dentro e
fora da família – infelizmente isso ainda é a realidade do nosso país.
Até aqui já podemos perceber que o significado
dado à infância mudou ao longo da história humana por isso podemos afirmar que,
a concepção de infância surgiu a partir da sociedade que estar sempre se
modificando e suas vivencias mudam de acordo com tempo.
[...]
não existe uma única concepção de infância com um desenvolvimento linear, progressivo.
Essas concepções se apresentam de várias maneiras e estão diretamente
relacionadas às classes sociais, bem como de acordo com o tempo e o espaço em
que foram geradas. (CASTRO 2007 p.4)
Dessa forma,
a definição de infância esta intimamente ligada à maneira como o adulto vê a
criança de seu tempo. Hoje em nossa sociedade a criança é vista como um sujeito
de direitos em que todas as suas necessidades devem ser atendidas sejam elas
físicas, cognitivas, psicológicas, emocionais e sociais. É bom lembrar que a
concepção sobre infância pode seguir diferentes formas, isso vai depender dos
referenciais que usamos para entendê-la e do contexto no qual a criança esta
inserida, sabe-se que, a infância de uma criança na Índia é bem diferente da
infância de uma criança no Brasil assim como a infância de uma criança de
classe baixa é bem diferente da infância da criança de classe media e alta em
nosso país e sabemos também que a infância de uma criança branca, negra ou
indígena são bem diferentes.
Falar de infância universal como unidade pode ser
um equívoco ou até um modo de encobrir uma realidade. Todavia, uma certa
universalização é necessária para que se possa enfrentar a questão e refletir
sobre ela, sendo importante ter sempre presente que a infância não é singular,
nem é única. A infância é plural: infâncias (BARBOSA, 2000, p.101apud AMARAL
2007).
Embora a
infância não seja algo singular, a palavra infância faz nos lembrar de um
período da vida humana “é entendida como período da historia de cada um, que se
estende na nossa sociedade, do nascimento até aproximadamente os dez anos”
(KRAMER,2007 p.15).
A palavra
criança por sua vez indica uma realidade psicobiologica referenciada ao
individuo, segundo o minidicionário Luft
a palavra criança significa “ser humano de tenra idade” enquanto que infância é
um período da vida humana, criança é o sujeito que esta vivendo este período.
Apesar de a infância ocorrer de maneiras
diferentes de acordo com o tempo e a comunidade, algo é singular entre as
crianças, em qualquer cultura e em qualquer época elas gostam de brincar, de
imaginar, de criar, de viajar em suas fantasias.
Por Danielle Silveira
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